quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dersa pode alterar traçado do Rodoanel Norte


            O traçado do Rodoanel Norte, projeto hoje em fase de licenciamento ambiental, poderá sofrer alterações para reduzir o número de desapropriações e os impactos sobre ativos da prefeitura de Guarulhos (SP). Ontem (11), durante reunião com o prefeito do município paulista para debater essas mudanças, a diretoria da Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), empresa estadual responsável pela obra, admitiu a possibilidade de modificar o traçado em determinados pontos.

            "O município ainda não recebeu a proposta final com as alterações do traçado, mas a Dersa se comprometeu a fazer algumas mudanças que serão apresentadas no fim do mês", diz o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. A assessoria de imprensa da Dersa confirmou ao Valor que a empresa vai avaliar a mudança no traçado.

            A prefeitura pediu à empresa para que a obra passe por terreno, no bairro do Cabuçu, onde será construída uma estação de tratamento de esgoto, e em outro, na Ponte Alta, onde há um reservatório de água. Os pedidos serão avaliados pela Dersa.

            A empresa também ficou de apresentar um plano de reassentamento das famílias que serão desapropriadas, solução a ser discutida com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Antes, só a opção de indenização era considerada, mas a região possui diversas moradias em situação irregular. "Como muitas famílias não têm documento de posse na área, se elas receberem apenas o que investiram, vão ficar desabrigadas", diz Almeida.

            Também estão sendo discutidas mudanças de traçado da rodovia para reduzir o número de desapropriações, evitando áreas muito adensadas em Guarulhos, como os bairros Jardim dos Cardosos, Cabuçu e Primavera Vila União.

            No projeto original, o número de edificações atingidas chega a 2.784 propriedades, das quais 1.844 em São Paulo, 937 em Guarulhos, e 3 em Arujá. Segundo Almeida, a opção para reduzir as desapropriações inclui um acréscimo de 300 metros de túnel, além do quilômetro de túnel já previsto na cidade na versão original.

            A Dersa voltará a se reunir com a prefeitura daqui duas semanas, quando deverá ser entregue um documento com as mudanças definitivas no projeto.

            A intenção da empresa estadual é obter a licença prévia para a obra até maio, o que permitiria fazer a licitação em junho e iniciar as obras em novembro. O trecho Norte, com 44 quilômetros, é o último do anel viário a ser construído, com investimento de R$ 5 bilhões.
Fonte: Valor Econômico

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