Obras do Setor

Lista de Obras do Setor de Infraestrutura / Transporte:

Arco Rodoviário - BR-493/RJ

Orçado em cerca de R$ 1 bilhão, o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro criará um corredor de transporte que irá retirar das vias urbanas da capital fluminense todo o tráfego de caminhões pesados, com direção ao Porto de Itaguaí ou ao litoral norte do Estado.

O Arco Rodoviário (BR-493) ligará o Porto de Itaguaí ao trecho da BR-101, em Manilha, contornando a Baia de Guanabara. A construção da BR-493 interligará as rodovias BR-101, BR-116 e BR-040.


BR-050

O governo federal concluiu as obras de duplicação da BR-050, no trecho entre a divisa de Minas Gerais com São Paulo, até Uberlândia/MG – com 135 quilômetros, em dezembro de 2007. As obras levaram 12 anos para ser concluídas, com custo estimado de R$ 350 milhões.
O DNIT já iniciou as obras de duplicação do trecho entre Uberlândia e a divisa com Goiás, 73 quilômetros, no total, sendo os 33 quilômetros do trecho entre Uberlândia e Araguari, serão os primeiros a ser concluídos.


BR-392 - Rio Grande-Pelotas (RS)

O governo federal executa as obras de duplicação da BR-392, entre Pelotas e Rio Grande, no Estado de Rio Grande do Sul, totalizando 84,7 quilômetros, ao custo inicial de R$ 770 milhões. Nos lotes 2 e 3, entre Pelotas e Rio Grande, as obras de duplicação encontram-se em plena execução, sendo os lotes 1 e 4 referentes às áreas urbanas de Pelotas e Rio Grande, respectivamente.
A concepção do projeto contempla a implantação de viadutos em dez locais de interseções e retornos e mais de 20 quilômetros de ruas laterais separando o trânsito urbano do trânsito de passagem para o super porto.


Manutenção de rodovias

Ao longo de quatro anos do PAC os investimentos em manutenção de rodovias giraram em torno de R$ 12,3 bilhões. Em 2010 estes contratos de manutenção abrangeram 53,6 mil km de extensão, sendo 28,5 mil km com contratos Crema (restauração e manutenção).



Rodoanel de São Paulo

O Rodoanel vai circundar toda a Grande São Paulo, interligando as rodovias que chegam à capital: Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes, Ayrton Senna, Fernão Dias e Dutra. O objetivo é eliminar o trânsito de passagem – os caminhões que atravessam a cidade para chegar aos seus destinos e acabam provocando congestionamentos.


O trecho Sul, com 61 quilômetros, foi concluído em 2010. As obras foram executados pelo Governo do Estado de São Paulo, com custo estimado em R$ 3,6 bilhões, com desembolso de R$ 1,2 bilhão da União.



BR-448 / RS

A nova BR-448, no Rio Grande do Sul, chamada de Rodovia do Parque, terá 22,34 quilômetros de extensão, com pistas modernas, ligando os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre, formando um anel rodoviário que receberá grande parte do tráfego da Serra Gaúcha, Vale dos Sinos, Caí e Paranhana.
Os investimentos totalizam R$ 824 milhões. Considerada umas das mais importantes obras de infraestrutura rodoviária do Sul do País, a Rodovia do Parque irá absorver cerca de 40% do fluxo de veículos da BR-116, pois terá uma média de 37,5 mil veículos ao dia.



BR-282/SC

A BR-282 corta todo o Estado de Santa Catarina e é considerada um dos principais eixos de transportes da região – totalizando 680 quilômetros. Com as novas ligações, essa BR ficará 100% pavimentada, saindo de Florianópolis até a fronteira com a Argentina. Lages - São José do Cerrito (32 quilômetros), São José do Cerrito – Vargem – Campos Novos (71 km), Vargem – Campos Novos (16,6 km) e São Miguel D'Oeste/Paraíso/SC – Fronteira com Argentina (29,7 km) – no total de 149,3 quilômetros foram pavimentados.



BR-116 - Via Expressa


A BR-116, no Rio Grande do Sul, no trecho entre Dois Irmãos e Porto Alegre, registra deslocamento de cerca de 150 mil veículos por dia, sendo que deste volume, cerca de 23 mil são caminhões.

Fazem parte das obras de melhorias na BR-116 (Via Expressa) as intervenções descritas a seguir: Construção do viaduto da av. Rincão, em Novo Hamburgo (com investimento de R$ 35 milhões); Alargamento da ponte sobre o rio dos Sinos (R$ 6 mi); Construção do viaduto da av. unisinos, em São Leopoldo (R$ 32 mi); Construção do viaduto trevo de acesso a Sapucaia do Sul (R$ 38 mi); Interseção BR-116/BR-386 – complexo viário de Canoas (R$ 60 mi); e Alargamento da ponte sobre o rio Gravataí (R$ 8,5 mi).



BR-101 Nordeste

O Programa BR-101 Nordeste prevê a duplicação e restauração de 398,90 km, dos quais 81,40 no Estado do Rio Grande do Norte até a divisa RN/PB, 129,00 no Estado da Paraíba até a divisa PB/PE e 188,50 no Estado de Pernambuco até seu ponto final no acesso a cidade Catende/PE.
Numa segunda fase, o governo federal já iniciou as obras de duplicação e restauração do trecho, a partir do acesso a cidade Catende/PE até o entroncamento da BR-324, já na Região Metropolitana de Salvador/BA.


BR-365/MG
Na BR-365, em Minas Gerais, O governo federal executa obras de duplicação em 95 quilômetros de estrada, entre Uberlândia e o chamado Trevão, no entroncamento com a BR-153. Com esta obra, o usuário terá pista duplicada, desde São Paulo, até Brasília, passando por Goiânia/GO.



BR-135/MG

O DNIT executa obras de construção da BR-135, em Minas Gerais. Os serviços estão concluídos no trecho de 18 quilômetros de extensão, entre a divisa do Estado com a Bahia (km 0) e o entroncamento com a BR-030, próximo a Montalvânia (km 18). A construção da rodovia foi dividida em 3 lotes e ao todo serão construídos 82 quilômetros.
Desde 2007, o DNIT tem executado serviços de restauração na BR-135, em Minas Gerais. O governo federal investiu R$ 488,8 milhões para recuperar totalmente a rodovia, no trecho entre Montes Claros e o entroncamento com a BR-040, num total de 300 quilômetros. Desde a construção da rodovia, esta foi a primeira vez que a BR-135 passou por intervenções desse porte. O governo já iniciou estudos para a pavimentação da BR-135, no trecho entre Montalvânia e Itacarambi.



Via Expressa Baía de Todos os Santos


Considerada a maior obra viária de Salvador/BA dos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos os Santos tem como objetivo a construção de uma ligação direta entre o porto marítimo da cidade e a rodovia BR-324, facilitando a locomoção de veículos de cargas entre os dois pontos. A obra também é considerada importante para melhor o trânsito de locais críticos da cidade, como a Rótula do Abacaxi, avenidas Heitor Dias e Barros Reis e a Ladeira do Cabula.

Com investimentos previstos de R$ 381 milhões, a Via Expressa foi dividida em sete etapas, comportando 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e ciclovia. A Rótula do Abacaxi integra cinco viadutos.



Duplicação de trecho da BR-163 / MT

A BR-163 é uma das maiores, em extensão, com obras de pavimentação em curso, no Brasil. São cerca de 1 mil quilômetros de extensão, de Guarantã do Norte/MT a Santarém/PA. O trecho entre a divisa do Pará com o Mato Grosso até Rurópolis/PA, com 822 quilômetros, tem mais desafios, com a construção de mais de 60 pontes.



Pavimentação da BR-319/AM

A BR-319, no Amazonas, tem 685 quilômetros projetados para receber obras de restauração e pavimentação, a partir da divisa com Rondônia, em Porto Velho, até Manaus. No trecho 1, o Exército executa obras em 52 quilômetros de pista, a partir do km 198. Entre o km 250 e o km 656, o DNIT aguarda licença ambiental para o início das obras.

A BR-319 está sendo projetada como estrada parque, tendo por foco a proteção ambiental e ações articuladas entre órgãos públicos e entidades para o tratamento de questões de meio ambiente, desenvolvimento, regularização fundiária, agricultura, turismo e infra-estrutura.


Duplicação da BR-101 Sul

A BR-101 recebe obras de adequação da capacidade e duplicação no trecho de 348 quilômetros de extensão que liga Palhoça (SC) a Osório (RS). A obra é cercada de todos os cuidados para a proteção ambiental e beneficiará uma população de cerca de 800 mil habitantes em 25 municípios nos dois estados, integrando o importante eixo rodoviário por onde circulam turistas. E ainda, é a rota do Mercosul.

O governo concluiu, em dezembro, todo o trecho gaúcho da BR-101, no total de 84 quilômetros. As obras seguem em Santa Catarina, com 249 quilômetros. Os maiores obstáculos para a rápida conclusão da duplicação, estão na execução de trechos com relevo adverso, como os morros dos Cavalos, do Formigão e Agudo, além da travessia da Lagoa Imaruí.