sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sem Sinalização e fiscalização, trânsito na PE-22 se torna perigoso

A sinalização, além de ser precária, não é respeitada pelos motoristas e motociclistas, que trafegam em alta velocidade e sem a devida atenção


            A PE-22 é a principal rota para quem sai de Olinda e vai para as praias de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A área é composta por cinco bairros, que abrigam mais de 20 mil pessoas. Quase 30 linhas de ônibus trafegam pela via. Mas essa grande circulação de veículos e pedestres, aliada à falta de educação e fiscalização, acaba resultando em muita desordem e mortes.


            O limite de velocidade na estrada é de 60 km/h, mas os condutores dos veículos não respeitam. Os motociclistas, além de não usar capacete, atravessam por cima dos canteiros – o que é proibido. As infrações têm provocado muitos acidentes e preocupado os moradores da região.

            A dona de casa Vilma Freitas da Silva foi uma das vítimas e reclama da falta de sinalização. “Eu fui atravessar e não vi o carro, ele bateu e eu fiquei no meio da rua. Aqui precisa de um sinal, porque está perigoso demais”, diz.

            O marido da dona de casa Rosineide Henrique, Édson André de Freitas, morreu após ser atropelado na PE-22, em cima da faixa de pedestres. “Ele estava de bicicleta. Sinto muita falta dele. Eu quero que façam alguma coisa por nós, para não acontecer o que aconteceu com o meu marido”, lamenta.

            Os bairros que ficam às margens da PE-22 são Maranguape II, Jaguarana, Riacho de Prata, Loteamento Antônio Maria e Alameda. Ao longo da via - que tem 9,5 km de extensão - há alguns sinais de trânsito e lombadas eletrônicas, mas os moradores afirmam que não são respeitados.

            “A gente tem muita dificuldade quando vai passar, porque quando o carro vem, a gente tem correr. Às vezes, a gente acabando chegando atrasado na escola”, conta o estudante Luiz Guilherme de Oliveira.

            De acordo com o coordenador de Transporte e Trânsito do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Carlos Jatobá, a sinalização na via será reforçada até o dia 13 de abril. “Já estamos providenciando, ainda nesta semana, a ordem de serviço para implantação da sinalização. Em breve, também vamos reativar toda a sinalização horizontal e vertical que já existe”, afirma.

            Em relação à fiscalização, Carlos Jatobá garante que, ainda neste mês, haverá uma reunião com o Batalhão de Polícia Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) para solicitar vistoria no trânsito da área.

            “Por questões jurídicas, estamos renovando o convênio com o BPRv e, na reunião, iremos pedir fiscalização naquela localidade. Em 13 de abril, se estiver tudo ‘ok’ com o convênio, com certeza, será feita a fiscalização”, afirma.

                                          Dr. Carlos Jatobá - DER

Fonte: PE 360 Graus - Fotos a partir de matéria realizada pela TV Globo-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário